CADA NÚMERO NO SEU QUADRADO
O objetivo é trabalhar:
• Cores;
• Números;
• Seqüência numérica;
• Identificação dos personagens
Os materiais usados:
• Papel cartão nas cores vermelha, azul, amarelo, verde e branco;
• Figuras de personagens (que podem ser adquiridas em revista, encarte de lojas de brinquedos e internet);
• Bolas nas quatro cores primárias (essas bolas podem ser feitas com jornal amassado e coberto com fita colorida)
• Velcro
1-Recorte o papel cartão branco no tamanho 50cm x 50cm, essa vai ser a base (se preferir use papelão);
2-Cada quadrado que compõe a atividade tem 2cm de altura e 7cm x 7cm de tamanho, distribuídos nas quatro cores.
3-No fundo do quadrado cole as figuras distribuindo-as de forma que elas possam se repetir. Foi usadas figuras do Pica-pau, shrek, Xuxa, Ben 10, Era do gelo, Bob Esponja, e carros.
4-No centro de cada quadrado na parte superior cole um pedaço de velcro, onde vão ser grudados os números.
5-Recorte o papel cartão branco no tamanho de 2cm x 3cm, cole no verso, pedaço de velcro e na frente numere de 1 a 20.
6-No centro do tabuleiro vai ficar um quadrado maior de 14cm x 14cm onde serão
dispostos os números, bolas e tampas de pet.
Desenvolvimento:
1- Disponha a atividade para que os alunos possam explorar, visualizando-a e ao mesmo tempo chamando
a atenção para a atividade.
2- Peça para identificarem os personagens e se o aluno não verbaliza, neste momento aponte e fale o nome de cada personagem.
3- Peça para colocar uma bola no quadrado de mesma cor, também pode pedir para colocar em um quadrado de um personagem específico.
4- Com os números peça para o aluno grudá-los nos quadrados de forma ordenada.
Explore a atividade conforme o nível do aluno. Se o mesmo não conhece os números, entregue cada número na mão dele pedindo para grudar no local indicado por você e vai identificando cada um.
Também se preferir pode usar tampas de pet para usar nos quadrados pedindo ao aluno para significar ou relacionar o número com a quantidade.
TRABALHANDO A ROTINA
Uma característica do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina diária, para auxiliar nessa necessidade podemos montar a rotina semanal utilizando fichas / cartaz organizando a rotina diária/semanal ou até mesmo a rotina das atividades em casa do aluno Autista.
Utilizar o sistema baseado em figuras ou fotos selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais. Quando o autista estabelece a associação entre a atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à compreensão.
Organizar o ambiente físico da sala de aula a partir de placas que tenham desenhos para indicar coisas básicas como: Ir ao banheiro, comer, beber água, um brinquedo especifico, sair de sala, etc. Essas placas devem ser trabalhadas com o aluno autista e esse com o tempo poderá se comunicar com a professora e os colegas mostrando o que quer.
COMO TRABALHAR COM A CRIANÇA AUTISTA
DIFICULDADE |
SOLUÇÃO
|
Não Prestam atenção a instruções verbais/ tem baixa compreensão da
linguagem falada.
|
Pistas visuais, estruturação do ambiente,
rotina previsível, apoio concreto nas regras e
informações importantes.
|
Baixa resistência a frustração (desiste facilmente e pode ficar agressivo se não consegue realizar determinada atividade).
|
Estruturação de jogos e atividades
(visualização de seu início, meio e fim),
aprendizagem com níveis de ajuda, inclusão
de pausas com atividades do interesse da
criança.
|
Distração
|
Controle dos estímulos que favoreça a dispersão, estruturação da rotina, atenção individual.
|
Insistência em realizar atividades restritas e de seu próprio
interesse / baixa socialização
|
Conduzir a rotina abrindo espaço para as
atividades de interesse em momento oportuno
(após a realização das atividades coletivas).
|
Dificuldade de organização
|
Estruturação do ambiente e das atividades;
pistas visuais, ordenação entre atividades e
pausas.
|
Referência: http://diversa.org.br/uploads/gestao_publica/caderno_pedagogico_autismo.pdf
Achei suas atividades muito interessantes e úteis para serem utilizadas com os alunos autistas. Parabéns pelas sugestões!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCris, gostei muito das suas sugestões para trabalhar com alunos autistas, bem elaboradas, e suas descrições bem detalhadas, a rotina diária então, coloquei no meu plano como uma das atividades a serem trabalhadas com o Rafael. Parabéns!! Abraço!!
ResponderExcluir