sábado, 7 de junho de 2014

Sugestões de atividades pedagógicas para alunos autistas


CADA NÚMERO NO SEU QUADRADO




O objetivo é trabalhar: 

• Cores; 
• Números; 
• Seqüência numérica; 
• Identificação dos personagens 
 

Os materiais usados: 

• Papel cartão nas cores vermelha, azul, amarelo, verde e branco; 
• Figuras de personagens (que podem ser adquiridas em revista, encarte de lojas de brinquedos e internet); 
• Bolas nas quatro cores primárias (essas bolas podem ser feitas com jornal amassado e coberto com fita colorida) 
• Velcro 
 
1-Recorte o papel cartão branco no tamanho 50cm x 50cm, essa vai ser a base (se preferir use papelão); 
2-Cada quadrado que compõe a atividade tem 2cm de altura e 7cm x 7cm de tamanho, distribuídos nas quatro cores. 
3-No fundo do quadrado cole as figuras distribuindo-as de forma que elas possam se repetir. Foi usadas figuras do Pica-pau, shrek, Xuxa, Ben 10, Era do gelo, Bob Esponja, e carros. 
4-No centro de cada quadrado na parte superior cole um pedaço de velcro, onde vão ser grudados os números. 
5-Recorte o papel cartão branco no tamanho de 2cm x 3cm, cole no verso, pedaço de velcro e na frente numere de 1 a 20. 
6-No centro do tabuleiro vai ficar um quadrado maior de 14cm x 14cm onde serão 
dispostos os números, bolas e tampas de pet. 
 
 
Desenvolvimento: 

1- Disponha a atividade para que os alunos possam explorar, visualizando-a e ao mesmo tempo chamando 
a atenção para a atividade. 
2- Peça para identificarem os personagens e se o aluno não verbaliza, neste momento aponte e fale o nome de cada personagem. 
3- Peça para colocar uma bola no quadrado de mesma cor, também pode pedir para colocar em um quadrado de um personagem específico. 
4- Com os números peça para o aluno grudá-los nos quadrados de forma ordenada. 

Explore a atividade conforme o nível do aluno. Se o mesmo não conhece os números, entregue cada número na mão dele pedindo para grudar no local indicado por você e vai identificando cada um. 
Também se preferir pode usar tampas de pet para usar nos quadrados pedindo ao aluno para significar ou relacionar o número com a quantidade.




TRABALHANDO A ROTINA 
 
Uma característica do aluno autista é a necessidade de ter segurança em sua rotina diária, para auxiliar nessa necessidade podemos montar a rotina semanal utilizando fichas / cartaz organizando a rotina diária/semanal ou até mesmo a rotina das atividades em casa do aluno Autista. 

Utilizar o sistema baseado em figuras ou fotos selecionadas de acordo com as necessidades e/ou interesses individuais. Quando o autista estabelece a associação entre a atividade e o símbolo facilita tanto a comunicação quanto à compreensão. 




Organizar o ambiente físico da sala de aula a partir de placas que tenham desenhos para indicar coisas básicas como: Ir ao banheiro, comer, beber água, um brinquedo especifico, sair de sala, etc. Essas placas devem ser trabalhadas com o aluno autista e esse com o tempo poderá se comunicar com a professora e os colegas mostrando o que quer.




COMO TRABALHAR COM A CRIANÇA AUTISTA 

DIFICULDADE
SOLUÇÃO

Não Prestam atenção a instruções verbais/ tem baixa compreensão da linguagem falada.

Pistas visuais, estruturação do ambiente,
rotina previsível, apoio concreto nas regras e
informações importantes.

Baixa resistência a frustração (desiste facilmente e pode ficar agressivo se não consegue realizar determinada atividade).

Estruturação de jogos e atividades
(visualização de seu início, meio e fim),
aprendizagem com níveis de ajuda, inclusão
de pausas com atividades do interesse da
criança. 
Distração

Controle dos estímulos que favoreça a dispersão, estruturação da rotina, atenção individual. 
Insistência em realizar atividades restritas e de seu próprio interesse / baixa socialização

Conduzir a rotina abrindo espaço para as
atividades de interesse em momento oportuno
(após a realização das atividades coletivas). 
Dificuldade de organização
Estruturação do ambiente e das atividades;
pistas visuais, ordenação entre atividades e
pausas.


Referência: http://diversa.org.br/uploads/gestao_publica/caderno_pedagogico_autismo.pdf

3 comentários:

  1. Achei suas atividades muito interessantes e úteis para serem utilizadas com os alunos autistas. Parabéns pelas sugestões!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cris, gostei muito das suas sugestões para trabalhar com alunos autistas, bem elaboradas, e suas descrições bem detalhadas, a rotina diária então, coloquei no meu plano como uma das atividades a serem trabalhadas com o Rafael. Parabéns!! Abraço!!

    ResponderExcluir