Denomina-se surdocego àquele que possui
dificuldades visuais e auditivas, independentemente da sua quantidade. Segundo
OLSON(1995):
“Uma pessoa que tenha dificuldades
visuais e auditivas de um grau de tal importância, que esta dupla perda
sensorial cause problemas de aprendizagem, de conduta e afete suas
possibilidades de trabalho, é denominada surdocega”
Dessa forma a surdocegueira
pode ser congênita quando a criança nasce surdocega ou adquire a surdocegueira
nos primeiros anos de vida, antes da aquisição de uma língua. Ou ainda
adquirida, que ocorre quando a pessoa ficou surdocega após a aquisição de uma
língua, seja oral ou sinalizada. E o conhecimento de mundo da pessoa surdocega
se faz pelo uso dos canais sensoriais proximais como: tato, paladar, olfato,
cinestésico, proprioceptivo e vestibular.
Já
a Deficiência Múltipla é caracterizada por um conjunto de duas ou mais
deficiências associadas, de ordem física, sensorial, intelectual, emocional ou
de comportamento social.
É
relevante destacar que não é o somatório dessas alterações que caracterizam a
múltipla deficiência, mas sim o nível de desenvolvimento, as possibilidades
funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem que determinam
as necessidades educacionais das pessoas com deficiência múltipla.
No
que diz respeito às necessidades básicas dos alunos com surdocegueira ou com
deficiência múltipla, destacamos a comunicação que é de suma importância para o
desenvolvimento global do aluno, a organização espacial e estrutural da escola
precisa ser planejada com foco no aluno supracitado, e ainda o trabalho
pedagógico que favoreça a existência das interações sociais e a aquisição do
esquema corporal, que também é de extrema importância para a inclusão escolar e
social desses alunos.
Dentre
as estratégias indicadas para o atendimento de alunos com surdocegueira ou com
Deficiência Múltipla destacamos:
- As técnicas mão sobre mão (a mão do professor é colocada em cima da mão do aluno, de forma a orientar o seu movimento, o professor tem o controle da situação), ou mão sob mão (a mão do professor é colocada em baixo da mão do aluno, de modo a orientar o seu movimento, mas não a controla, convida a pessoa com deficiência a explorar com segurança).






Nenhum comentário:
Postar um comentário