quarta-feira, 7 de agosto de 2013



REFLETINDO SOBRE O AEE


            Durante os estudos realizados durante a disciplina de AEE, podemos constatar que o professor do AEE, exerce uma função primordial para efetivação desse atendimento da Educação Especial, visto que, o mesmo deve ser a ponte entre o Ensino Comum e a Inclusão.
         Nessa perspectiva, os professores do Ensino Comum e o professor do AEE, precisam se envolver para que seus objetivos específicos de ensino sejam alcançados, compartilhando um trabalho interdisciplinar e colaborativo.
         É necessário ressaltar que as funções de ambos os professores são distintas. Ao professor da sala de aula comum, é atribuído o ensino das áreas do conhecimento, e ao professor do AEE cabe complementar ou suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos que eliminem as barreiras as quais impedem ou limitam sua participação com autonomia e independência nas turmas comuns do Ensino Regular.
         Além do trabalho colaborativo com o Ensino Comum, compete ao professor do AEE, identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos para construir um plano de atuação para eliminá-las.
          Para tanto, é necessário que o professor do AEE faça uso de metodologias ativas de aprendizagem, tais como, o Estudo de caso, que se caracteriza por uma nova forma de produção e organização de informações, visto que, coloca o aluno no centro do processo educativo, busca identificar os problemas, suas causas e aponta possíveis resoluções aos mesmos, através da elaboração e implementação do plano de AEE.
         O plano de AEE deverá nortear todas as ações que visam o desenvolvimento dos  alunos  com necessidades educativas especiais, desde as parcerias, ao trabalho desenvolvido nas salas de recursos. De forma que o referido plano é que define o tipo de atendimento, os materiais que deverão ser produzidos, a frequência do aluno ao atendimento, as estratégias que serão utilizadas para desenvolver as áreas inabilitadas e também identificar e estimular o uso das habilidades já existentes.
         Dessa forma, compreendemos que o papel do professor do AEE é cheio de responsabilidades e desafios, e que para enfrentar aos mesmos, esse profissional precisa fazer uso das metodologias adequadas, neste caso, sugerimos o Estudo de Caso, para a partir do mesmo, construir um bom plano de AEE, que favoreça o desenvolvimento completo do aluno, público-alvo da Educação Especial.


                               

3 comentários:

  1. Colega criste, gostei muito do seu texto, é isso mesmo, professores do AEE e salas comuns devem está sempre em sintonia, para que de fato aconteça uma inclusão de qualidade, e quanto ao estudo de caso esse é indispensável para o sucesso de todo o processo. Parabéns!!! Um forte abraço!!!!

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  2. Olá Criste,

    Realmente todo o trabalho do professor é de muita responsabilidade e desafios e o resultado é o bom desenvolvimento do aluno.

    Abraços!

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  3. Criste, concordo com você e assim como você acredito que a inclusão é possível sim, quando todos fazem a sua parte.

    Abraços!

    Márlia

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