REFLETINDO
SOBRE O AEE
Durante os estudos
realizados durante a disciplina de AEE, podemos constatar que o professor do
AEE, exerce uma função primordial para efetivação desse atendimento da Educação
Especial, visto que, o mesmo deve ser a ponte entre o Ensino Comum e a
Inclusão.
Nessa perspectiva, os professores do
Ensino Comum e o professor do AEE, precisam se envolver para que seus objetivos
específicos de ensino sejam alcançados, compartilhando um trabalho
interdisciplinar e colaborativo.
É necessário ressaltar que as funções
de ambos os professores são distintas. Ao professor da sala de aula comum, é
atribuído o ensino das áreas do conhecimento, e ao professor do AEE cabe
complementar ou suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos
que eliminem as barreiras as quais impedem ou limitam sua participação com
autonomia e independência nas turmas comuns do Ensino Regular.
Além do trabalho colaborativo com o
Ensino Comum, compete ao professor do AEE, identificar, elaborar, produzir e
organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias,
considerando as necessidades específicas dos alunos para construir um plano de
atuação para eliminá-las.
Para tanto, é necessário que o professor do
AEE faça uso de metodologias ativas de aprendizagem, tais como, o Estudo de
caso, que se caracteriza por uma nova forma de produção e organização de
informações, visto que, coloca o aluno no centro do processo educativo, busca
identificar os problemas, suas causas e aponta possíveis resoluções aos mesmos,
através da elaboração e implementação do plano de AEE.
O plano de AEE deverá nortear todas as
ações que visam o desenvolvimento dos alunos com necessidades educativas especiais, desde
as parcerias, ao trabalho desenvolvido nas salas de recursos. De forma que o
referido plano é que define o tipo de atendimento, os materiais que deverão ser
produzidos, a frequência do aluno ao atendimento, as estratégias que serão
utilizadas para desenvolver as áreas inabilitadas e também identificar e
estimular o uso das habilidades já existentes.
Dessa forma, compreendemos que o papel
do professor do AEE é cheio de responsabilidades e desafios, e que para
enfrentar aos mesmos, esse profissional precisa fazer uso das metodologias
adequadas, neste caso, sugerimos o Estudo de Caso, para a partir do mesmo,
construir um bom plano de AEE, que favoreça o desenvolvimento completo do
aluno, público-alvo da Educação Especial.
Colega criste, gostei muito do seu texto, é isso mesmo, professores do AEE e salas comuns devem está sempre em sintonia, para que de fato aconteça uma inclusão de qualidade, e quanto ao estudo de caso esse é indispensável para o sucesso de todo o processo. Parabéns!!! Um forte abraço!!!!
ResponderExcluirOlá Criste,
ResponderExcluirRealmente todo o trabalho do professor é de muita responsabilidade e desafios e o resultado é o bom desenvolvimento do aluno.
Abraços!
Criste, concordo com você e assim como você acredito que a inclusão é possível sim, quando todos fazem a sua parte.
ResponderExcluirAbraços!
Márlia