sábado, 25 de maio de 2013

Refletindo a Educação á Distância...


CONQUISTAS E DIFICULDADES DE SER UM ALUNO À DISTÂNCIA

O avanço tecnológico dos últimos anos tem permitido uma maior confluência entre saberes e práticas. Novas tecnologias têm sido desenvolvidas e aprimoradas mostrando o potencial educacional que possuem não somente na educação formal, presencial ou à distância, como também na educação informal.    De certo modo, o aluno de um curso a distância dispõe de múltiplas ferramentas que o auxiliam. A primeira ferramenta são os programas que viabilizam maior interação dos estudantes matriculados no mesmo curso.
Está mais que comprovado que a educação, assim como a produção de conhecimentos se dá através de socializações, processo de intercâmbio, troca de idéias onde o aluno tem acesso ao seu próprio pensamento podendo reconstruir ou resignificar diante de novas idéias.
       No entanto, alguns empecilhos também surgem: nessa nova modalidade o professor, o monitor ou ainda instrutor deve planejar as aulas levando em consideração uma possibilidade infinda de múltiplos alunos, múltiplas realidades e culturas que terão acesso aos materiais desenvolvidos. Logo, deve se levar em consideração um planejamento mais eficaz que traga em seu bojo flexibilidade e organização. Dois elementos aparentemente conflitantes.
      Frente a esse desafio o papel do professor se multiplica exigindo do profissional da educação, novas posturas criativas e dinâmicas afim de contemplar as mais diversificadas diferenças sócio-político e econômicas realidades.
       Um outro desafio diz respeito a avaliação. Como já vimos o professor deverá elaborar propostas de aprendizagem diferentes para situações diferentes de aprendizagem. Diante disso, como medir ou avaliar se as competências objetivadas foram alcançadas? A teleconferência pode dar ao professor alguns subsídios importantes. Indicações de situações de aprendizagem, porcentagem de alunos com dúvidas, ou até mesmo a recepção dos conteúdos instantaneamente chegam a ele cabendo observá-los e pensar metodologias que atendam as necessidades do aluno.
      Por fim o EAD pode sim se tornar uma comunidade investigativa possibilitada pelos avanços da tecnologia educacional onde atividades de pesquisa e de socialização podem trazer resultados significativos, embora existam ainda muitos problemas a serem examinados.


 

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