sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Plano de Ação Pedagógica para alunos com DI

Caros colegas de profissão, 

Gostaria de compartilhar com todos o Plano de Ação que elaborei como Trabalho de Conclusão do Curso: Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis, da UFGRS. Acredito que é muito interessante para desenvolvermos com os nossos alunos com deficiência intelectual.

Plano de Ação Pedagógica

1. Título

Plano de Ação Pedagógica para alunos com deficiência intelectual.

2. Localização

Sala de Recursos da UEB Drª Maria Alice Coutinho

3. Tema

O presente projeto tem por finalidade oportunizar a vivência de atividades que estimulem as habilidades cognitivas, psicomotoras e sociais de alunos com deficiência intelectual.

4. Objetivos

·                    Estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, tais como: memória, percepção, atenção, concentração, tolerância e raciocínio lógico prejudicadas pela deficiência intelectual.
·                    Aprimorar as habilidades psicomotoras através de atividades lúdicas e do uso de material concreto, facilitando o aprendizado.
·                     Desenvolver a linguagem oral e escrita, utilizando os recursos tecnológicos visando à maior participação do aluno nas atividades propostas.
·                    Incentivar o cumprimento de regras através da experiência com os jogos.



5. Justificativa
        
Sabemos que a deficiência intelectual caracteriza-se pela existência de um coeficiente de inteligência abaixo da média e que a mesma possui vários fatores causadores, tais como: conseqüências de má formação genética, contaminação por vírus durante o período de gestação,  problemas na gestação ou durante o parto, falta de oxigênio no cérebro do recém nascido, dentre outras.
        Destacamos que apesar das diferentes causas da deficiência intelectual, as limitações são as mesmas: déficit de memória, de raciocínio lógico, de representações mentais, dificuldades de percepção, atenção, concentração, tolerância e atrasos na linguagem, além de dificuldades psicomotoras, que se manifestam em diferentes níveis nos indivíduos: deficiência intelectual leve, moderada, grave e severa.
        É relevante ressaltar que estudos da neurociência e também práticas pedagógicas inclusivas bem sucedidas, afirmam que, quanto mais estímulos as pessoas que possuem necessidades especiais recebam, melhor será o seu desenvolvimento.
      Nessa perspectiva e levando em consideração as características observadas no aluno Ìtalo Silva, durante a realização do estudo de caso. Propomos este Plano de Ação Pedagógica que norteia as ações desenvolvidas durante os atendimentos especializados do aluno supracitado na sala de recursos, tendo a tecnologia como suporte.  
   

6. Metodologia

As atividades previstas serão aplicadas na Sala de Recursos da UEB Drª Maria Alice Coutinho, durante os atendimentos dos alunos com deficiência intelectual individualmente e serão instrumentalizadas por computador e internet.

7. Recursos

Os recursos utilizados serão os computadores e/ou notebook da sala de recursos e a internet também já existente na escola.
No que diz respeito às ferramentas adquiridas durante o Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis, serão utilizadas:
  • Recursos de internet acessíveis:
1-Mousekey→ Teclado Virtual Silábico-Alfabético, que possui letras e padrões silábicos em torno de cada letra, com o objetivo de possibilitar a escrita de pessoas com dificuldades motoras, através do computador. 
2-Fábrica Fantástica→ é um sistema que usa a metáfora de uma "Fábrica Fantástica" que convida (através de um personagem) e estimula a criança no desenvolvimento de atividades que envolvem a realização de atividades lúdicas, no âmbito de desenvolvimento de dimensões cognitivas.
3- Navegação em sites infantis com atividades de estimulação cognitiva: Disney júnior, smartkids, recreio, clube kids, jogos educativos e picolé digital.
4-Paint→ Software que possibilita a criação de desenhos e a exploração de cores, além da edição de imagens.
  • Exploração de objetos de aprendizagem:
1- Atividades que envolvam a Rádio CHC e vídeos do You Tube, objetivando diversificar e ampliar os conhecimentos do aluno e aumentar o tempo de atenção e tolerância do aluno.

8. Cronograma








As atividades do projeto serão aplicadas durante todo o ano letivo de 2014, organizadas durante os atendimentos individualizados realizados duas vezes por semana, por um período de duas horas, na sala de recursos.







9. Acompanhamento dos Resultados

Será efetivado através da observação da participação do aluno nas atividades propostas e ainda registrado por meio de caderno de registro e produção de relatórios trimestralmente.

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